Há alguns anos, a tradição estadunidense da Black Friday veio para o Brasil com força. O que era para ser uma queima de estoque para as vendas de Natal, transformou-se em uma estratégia de marketing para vender mais.
Embora aconteça apenas no final de novembro, as campanhas são feitas durante todo o mês, com descontos acima da média, fretes gratuitos e condições maiores de parcelamentos.
Contudo, infelizmente os produtos de cannabis precisam ficar de forma. Isso porque as propagandas sobre derivados da planta são proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
De acordo com a resolução 96 de 2008 da agência, a propaganda é permitida apenas para medicamentos regularizados nos termos da lei 6.360/1976.
Por outro lado, os produtos importados de cannabis não são remédios e também não são regulamentados pelo órgão. O que há é uma autorização excepcional por meio de pessoa física, ou seja, uma “exceção ao paciente”.
Desde 2019, a Anvisa também aprovou a venda nas farmácias através de outra resolução, a 327. Aqui, há uma regulação da Anvisa para os produtos nas prateleiras. Contudo, sem uma justificativa clara, o artigo 12 da RDC veda a propaganda sem uma justificativa clara.
Para poder se movimentar durante essa data, o que algumas empresas fazem é divulgar descontos de consultas ou até oferecer a experiência médica de graça. Além frete grátis, reduzido ou condições especiais e parcelamento facilitado.
Mas os produtos em promoção também podem ser divulgados, mas apenas para médicos prescritores.
Por outro lado, desconfie de promoções mirabolantes ou consultas por mensagens de textos. Muitas empresas só querem ganhar dinheiro em cima de golpes ou tratamentos de baixa qualidade.
Legislação brasileira
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso