Vitor Azevedo, enfermeiro do Cannect Cuida
A enfermagem é uma profissão muito importante para ambientes clínicos e hospitalares. São os enfermeiros que coletam dados sobre o estado de saúde das pessoas e trabalham lado a lado com os médicos durante e após as consultas, garantindo maior qualidade de vida.
A profissão vem se atualizando diariamente, assim como as demais da área da saúde, e a cannabis medicinal está entre os temas que mais presentes no vocabulário dos enfermeiros.
Na Cannect, temos um programa de cuidado coordenado que é desenvolvido por estes profissionais – o Cannect Cuida.
Assista o vídeo abaixo para conhecer mais.
O serviço de enfermagem é um dos diferenciais da Cannect, pois o paciente costuma ter muitas dúvidas sobre a terapia com canabinoides e seus tipos de tratamento. Neste canal, essas questões poderão ser respondidas.
De acordo com o enfermeiro Daniel Fixa, a empresa monitora gratuitamente a situação do paciente, alerta sobre os possíveis efeitos colaterais do tratamento indicado pelo profissional de saúde e sobre o que pode (e o que não pode) ao longo do processo.
“A gente tenta adequar o tratamento ao dia a dia do paciente, e através disso, possibilitar que ele alcance da maneira mais correta possível a sua dose terapêutica”, afirma o profissional do Cannect Cuida.
Ele também explica que o tratamento é individualizado, assim como a própria receita clínica, que é planejada a partir da genética e metabolismo de cada pessoa.
Por consequência, o atendimento acaba virando uma conversa, fator que costuma deixar os pacientes mais à vontade. “Quando o paciente não consegue falar com o profissional prescritor, nós entramos em contato com o relacionamento médico e esclarecemos o que está acontecendo”, diz Fixa.
Vitor Azevedo, que também é enfermeiro do serviço, explica que a comunicação entre profissionais de saúde também é planejada. Em casos especiais, são agendadas reuniões com os prescritores.
Por ética da profissão, os enfermeiros do Cuida não podem aumentar a dosagem ou sugerir uma troca de produto por conta própria. Contudo, eles são alertados com antecedência pelo próprio médico, para que se preparem para possíveis mudanças na rotina dos clientes.
Para Azevedo, seu trabalho exige atenção e paciência para atender às expectativas dos pacientes. Muitas vezes ele pode ter um histórico negativo com outras medicações, justificativa que torna a empatia necessária ao longo dos atendimentos.
“Hoje a sociedade está vencendo o preconceito com a cannabis e entendendo que é um tratamento como qualquer outro. Vemos a melhora na qualidade de vida do paciente e a diminuição das reações de psicotrópicos”, explica.
O Cannect Cuida conta com um time de enfermeiros especialistas dedicados a acompanhar o paciente durante o tratamento com a cannabis medicinal, em total conjunto e sincronia com o médico ou cirurgião-dentista prescritor, garantindo eficácia do tratamento, as recomendações do prescritor e o bem-estar dos pacientes.
• Apoio ao médico/cirurgião-dentista parceiro: reforço da posologia e orientações baseadas no receituário prescrito pelo médico ou cirurgião-dentista.
• Garantia da adesão terapêutica e retorno ao profissional: maior engajamento e, por consequência, maior efetividade do tratamento do paciente e incentivo ao retorno às consultas com o médico e cirurgião-dentista.
• Relatórios de acompanhamento da evolução clínica: envio de relatórios periódicos para os profissionais de saúde parceiros, oferecendo maior eficiência para a dinâmica de trabalho do médico e cirurgião-dentista, auxiliando na análise de desfechos clínicos.
É necessário alinhar cuidados de enfermagem com as patologias que podem ser tratadas com a planta. Pensando nisso, a Dr.Cannabis, vertical de educação da Cannect, conta com o curso “Cannabis Medicinal do Zero: Enfermeiros”, voltado para enfermeiros, técnicos e estudantes.
As aulas abordam tudo o que você precisa saber sobre a farmacologia dos canabinoides e evolução da terapia na enfermagem.
Também para esclarecer o que esses profissionais precisam para fazer o melhor trabalho, o National Council of State Boards of Nursing (Conselho Nacional de Conselhos Estaduais de Enfermagem, em tradução livre) estipulou alguns princípios de conhecimento sobre a planta para enfermeiros. Alguns deles são:
A Cannect é o maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina, assumindo o compromisso de conectar médicos, cirurgiões-dentistas, profissionais da saúde, pacientes, instituições de saúde, pesquisadores e fabricantes de medicamentos.
Promovemos o acesso ao tratamento medicinal com a cannabis, com base em evidências científicas disponíveis na literatura, garantindo a segurança dos pacientes, com a missão de tornar a terapia com cannabis medicinal cada vez mais acessível.
Além disso, oferecemos uma série de soluções voltadas para viabilizar a prática clínica dos prescritores e, assim, facilitar seu dia a dia com os pacientes, como:
• Cannect Assistente de Prescrição
Agora que você já sabe mais sobre o Cannect Cuida, agende sua consulta com um de nossos profissionais parceiros.
Jornalismo Cannect
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso