×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Saúde e Bem-Estar

Cannabis pode tratar transtornos cognitivos?



24/10/2023



Cannalize - Notícias Sobre Cannabis Medicinal e Muito Mais

Imagem: Freepik

 

Transtornos cognitivos são definidos como distúrbios que possam prejudicar significativamente as funções fisiológicas ou comportamentais de algum indivíduo. Popularmente eles podem ser conhecidos como por outros nomes, como demência e amnésia, mas essas são apenas condições e existem várias outras que podem ser classificadas como disfunções.

 

Em entrevista à Cannect no início do ano, o neurologista André Millet apontou que essas condições de saúde prejudicam o funcionamento das células, levando a problemas de movimento ou memória, por exemplo. Além disso, algumas doenças podem ser crônicas, ou seja, afetam alguma parte do corpo de forma contínua e muitas vezes irreversível. 

 

Já a síndrome da disfunção cognitiva pode ser entendida como um distúrbio neurodegenerativo que é associado ao envelhecimento das células nervosas. Os sintomas também são mudanças comportamentais. 

 

De acordo com levantamento do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a pandemia de Covid-19 causou disfunções cognitivas em 80% dos pacientes diagnosticados com a doença. Entre os entrevistados, houveram diagnósticos de dificuldade de concentração, perda de memória, problemas com compreensão e incapacidade de concluir tarefas.

 

Como saber se uma pessoa tem esses transtornos?

 

Os sintomas de transtorno cognitivo podem ser diferentes a depender de paciente, idade e causa. Confusão mental, má coordenação motora, perda de memória e progressões que podem levar à Doença de Alzheimer.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, essa é uma condição progressiva que acontece quando a “fabricação” de algumas proteínas do Sistema Nervoso Central começa a falhar. A partir disso, surgem partículas tóxicas nos neurônios, e consequentemente no processamento das informações.

 

Cannalize - Notícias Sobre Cannabis Medicinal e Muito Mais

 

Quais são as causas?

 

O próprio Alzheimer é um exemplo de patologia que pode ocasionar transtornos cognitivos. A Doença de Parkinson e infecção pelo vírus HIV também podem ser exemplos.

 

A cannabis medicinal pode ajudar no tratamento?

 

Os estudos em relação ao uso da cannabis para tratar condições de saúde ainda estão em fases iniciais. Contudo, existem doenças com resultados mais avançados como a epilepsia.

 

Segundo um ensaio randomizado, o canabidiol pode ser uma boa opção para reduzir problemas comportamentais graves em crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Além da baixa quantidade de efeitos adversos, os pais aprovaram o tratamento. Os resultados positivos com canabidiol foram percebidos nas células nervosas.

 

Outro estudo publicado na revista científica JAMA descobriu que o uso de produtos à base de cannabis por adultos com mais de 65 anos aumentou nos Estados Unidos nos últimos anos. Segundo os pesquisadores, o uso pode ser associado às dores crônicas, as quais podem causar disfunções cognitivas. 

 

Possíveis contraindicações

 

Por mais que a cannabis seja um tratamento mais natural e com pouquíssimos efeitos colaterais, a cannabis também tem as suas contraindicações. Os fitocanabinoides podem ser prejudiciais para algumas pessoas, portanto é importante falar com um profissional de saúde antes de iniciar um tratamento.

 

Assumindo o compromisso de levar a terapêutica a cada vez mais pessoas, a Cannect une pacientes, instituições de saúde, pesquisadores e fabricantes de produtos. Promovemos o acesso ao tratamento com a cannabis, com base em evidências científicas disponíveis na literatura, garantindo a segurança dos pacientes.

 

Agende uma consulta e entenda mais sobre a diversidade deste tratamento. 

 

Cannalize - Notícias Sobre Cannabis Medicinal e Muito Mais

Tags

Jornalismo Cannect