Imagem: Freepik
Diversas pessoas estão recorrendo à cannabis medicinal para cuidar das suas condições de saúde, no Brasil e no mundo. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCANN) apontam que o volume de produtos comercializados em farmácias do país aumentou 200% entre julho de 2022 e 2023.
Contudo, a grande maioria dos medicamentos que chegam ao Brasil são importados e precisam de prescrição e autorização da Anvisa. De acordo com a Agência, mais de 80 mil conseguiram a concessão para importar esses produtos em 2022. Até julho deste ano, já foram cerca de 15 mil autorizações.
Devido à vasta variedade de aplicações e classes, incertezas sobre qual medicamento usar são comuns para pacientes, e também para profissionais que fazem a receita.
Para tentar sanar essas dúvidas, a Cannect conta com o Assistente de Prescrição, uma ferramenta desenvolvida para facilitar a pesquisa de medicações (e formulações), e automatizar tarefas que costumeiramente são feitas à mão.
Em resumo, o Cannect Assistente de Prescrição trata-se de um suporte gratuito que foi desenhado para otimizar o fluxo da prática clínica. Modelos de prescrição são pré-estabelecidos e os nomes dos produtos podem ser emitidos automaticamente, seguindo os padrões reconhecidos pela busca da Anvisa. Essa automatização facilita o processo de inspeção e torna a importação menos burocrática.
Para a farmacêutica Rafaela Landucci, que trabalha no relacionamento médico da Cannect, ter a nomenclatura correta dos medicamentos é uma solução para evitar trocas ou ter problemas na importação.
“Com o Assistente, nós (como Cannect) e o profissional, teremos tranquilidade de saber que não haverá nenhum tipo de problema perante a Anvisa. A gente sabe que quanto maior for o tempo de inspeção, mais distante ficará o acesso do paciente”, afirmou.
Dividindo a função com Rafaela, o farmacêutico Guilherme Salgueiredo explica que, durante a pesquisa, o profissional pode utilizar filtros para encontrar a melhor opção para cada paciente. É permitido agilizar sua busca por preço, concentração de canabinoides, patologia e dosagem.
Todos os produtos do portfólio possuem Certificado de Análise (COA) para garantir a segurança e a qualidade do tratamento. E a Cannect também conta com uma curadoria que seleciona apenas medicamentos testados em laboratório.
O Cannect Assistente de Prescrição permite o cadastro e uso de modelos de prescrição, e facilita o processo de envio de receitas digitais aos pacientes, automatizando-as via e-mail e SMS.
Na página do Assistente, procure pela opção ‘Quero ajuda para encontrar um produto’. Além das opções destacadas no filtro, ela sugere a quantidade de frascos necessária para um tratamento, assim como o custo por miligrama (mg).
De acordo com Guilherme, essa profundidade é ideal para médicos e dentistas que nunca prescreveram cannabis, ou prescrevem pouco, e permite a análise fármaco-econômica do tratamento.
Segundo a médica generalista Isabella Zarur, o suporte da Cannect consegue prever diversos cenários e tirar dúvidas dos parceiros. Ela concluiu a graduação em 2020, está se especializando em dermatologia e começou a trabalhar com cannabis medicinal neste ano. Assim, ela acredita que a insegurança seja normal entre profissionais que decidem conhecer mais sobre o ramo.
“Para driblar esses receios, a assistência da Cannect faz toda a diferença. A equipe conta com ferramentas de suporte tanto para os médicos prescritores (orientando os produtos indicados para determinada patologia), quanto para os pacientes no pós-venda e depois que chega a medicação, instruindo-os e sanando dúvidas”, afirma Zarur.
Para saber mais sobre o Assistente de Prescrição, assista ao vídeo.
A cannabis está despontando como solução para melhorar diversas condições de saúde, de dores crônicas a distúrbios neurodegenerativos e doenças oncológicas. Por isso, contar com um suporte técnico é fundamental para capacitar cada vez mais profissionais de saúde e atender quantidades maiores de pacientes.
O Relacionamento Médico da Cannect é liderado pelo diretor médico Rafael Pessoa e coordenado pelos farmacêuticos Rafaela Landucci e Guilherme Salgueiredo.
Entre em contato para saber mais!
Indicar produtos, encaixar consultas e oferecer suporte científico são apenas alguns dos objetivos do direcionamento.
Pensando neste último tópico, a Dr. Cannabis, vertical de educação da Cannect oferece diversos cursos para profissionais de saúde. Entre eles, o “Cannabis Medicinal do Zero” um dos caminhos para conhecer mais sobre o Sistema Endocanabinoide.
A Cannect é o maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina, assumindo o compromisso de conectar médicos, cirurgiões-dentistas, profissionais da saúde, pacientes, instituições de saúde, pesquisadores e fabricantes de medicamentos.
Promovemos o acesso ao tratamento medicinal com a cannabis, com base em evidências científicas disponíveis na literatura, garantindo a segurança dos pacientes, com a missão de tornar a terapia com cannabis medicinal cada vez mais acessível.
Além disso, oferecemos uma série de soluções voltadas para viabilizar a prática clínica dos prescritores e, assim, facilitar seu dia a dia com os pacientes, como:
• Cannect Cuida
Jornalismo Cannect
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Óleos de cannabis full spectrum são a melhor opção para TEA?
Frente da cannabis discute CBD para autistas
Cannabis in natura: dicas de armazenamento
Por que Anvisa proíbe publicidade de produtos de cannabis?
EUA querem classificar maconha como droga de menor risco
Por que o tratamento com cannabis é diferente para cada pessoa?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso