A iniciativa é a primeira do estado e será feita em parceria com a associação de pacientes Flor da Vida
Ribeirão Pires terá clínica pública para tratamento canábico
A cidade de Ribeirão Pires, em São Paulo, terá a primeira clínica pública do país para o tratamento com cannabis medicinal. O prefeito Guto Volpi (PL) liderou a iniciativa, que a Câmara Municipal aprovou ontem (13).
Próxima da estação de trem e do terminal rodoviário, a associação de pacientes chamada Flor da Vida fará uma parceria público-privada para construir a clínica e conduzirá todo o processo de gestão.
“Mais uma vez, Ribeirão Pires sai à frente e é pioneira nas ações para garantir aos moradores em maior vulnerabilidade o acesso gratuito a medicamentos à base de canabidiol prescritos por profissionais da saúde.”, destacou o prefeito.
Mas na prática, a prefeitura irá ceder um espaço de 12 mil metros quadrados, localizado entre a Avenida Ernesto Menato e a Avenida Humberto de Campos, para a associação produzir e dispensar medicamentos feitos com a planta.
Atualmente a associação já atende 17 mil pessoas e 40% delas, recebem o tratamento sem custo. A ideia é expandir os serviços, incluindo suporte psicológico para mães de crianças autistas e terapias ocupacionais.
“O custo no setor privado é muito alto, e o SUS ainda carece desse atendimento. Queremos garantir que quem pode pagar contribua, mas que aqueles que não podem também tenham acesso ao tratamento”, acrescentou o presidente da entidade, Enor Machado de Morais ao Diário RP.
Contudo, o governo da cidade criou uma lei sobre a distribuição de produtos à base de cannabis no SUS em março de 2022. Contudo, ainda não tinha um centro de acompanhamento dos pacientes.
O projeto, que ainda está no papel, já garantiu R$550 mil de emendas dos deputados estaduais Caio França e Eduardo Suplicy, que lideram as discussões da Frente Parlamentar para o setor na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) para a implementação.
Você pode comprar cannabis no Brasil apenas para fins medicinais e com receita, adquirindo-a através de importações, nas farmácias ou por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Também pode te auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Importações de cannabis estão paralisadas por problemas técnicos da Anvisa
Instituto lança pós-graduação em psicodélicos
Mais um projeto de lei propõe cannabis no SUS em todo o Brasil
Vereador propõe a produção de cannabis no município
Governo cria grupo de trabalho sobre o mercado de cannabis
Sofia Gascón conta como ingeriu THC por engano no Oscar
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso