O empreendedor e investidor Alex Lucena, pioneiro no setor, é um dos palestrantes confirmados no primeiro dia do congresso
A edição de 2024 do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM) começará nesta quinta-feira (23) e deverá contar com a participação de profissionais que desejam conhecer mais sobre este mercado. Inclusive, o módulo de negócios está na agenda do primeiro dia.
Um dos entusiastas do assunto é Alex Lucena, empreendedor e investidor pioneiro no mercado brasileiro da cannabis. Ele será um dos palestrantes do painel “Desbravando Oportunidades e Navegando pelos Impactos do Mercado da Cannabis”.
Lucena acompanha o desenvolvimento do setor há cerca de oito anos, época em que se tornou sócio da plataforma de inovação The Green Hub, que apoia projetos de cannabis medicinal.
“Quando decidi entrar neste mercado, nós contávamos nos dedos a quantidade de startups de cannabis. Em quatro anos [de The Green Hub] eu consegui mapear mais de 270 empresas, considerando apenas as do setor de educação, comunicação e serviços”, explica.
Em suas palestras, além de compartilhar suas percepções sobre um mercado em ascensão, ele falará sobre empresas que estão atingindo clientes de todo o país, como o grupo Cannect.
“Neste ecossistema também entra a influência da Dr. Cannabis, empresa pioneira no mercado da cannabis, que ao meu ver atua no setor mais nobre e necessário da indústria: a educação. Hoje eu trabalho mais perto da empresa e isso me enche de orgulho”, afirma o investidor.
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Segundo o último anuário da Kaya Mind, empresa especializada em dados sobre cannabis medicinal, o mercado brasileiro fechou 2023 com um rendimento superior a R$700 milhões. O valor foi 92% maior que o do ano anterior (R$364 milhões).
A expectativa é que neste ano o faturamento ultrapasse o primeiro bilhão.
A evolução deste setor foi reconhecida pelo CEO e cofundador da Cannect, Allan Paiotti, em entrevista à Cannalize.
“Nos próximos anos, veremos uma aceleração muito veloz. Quanto mais educarmos os profissionais de saúde e falarmos com o público, mais estruturada será essa terapia no Brasil”, opinou Paiotti.
Um levantamento feito pela healthtech com dados do SUS (Sistema Único de Saúde) indica que cerca de 130 milhões de brasileiros poderiam se beneficiar dos produtos à base de cannabis para tratar alguma patologia.
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Tanto o setor da cannabis medicinal quanto dos serviços relacionados ainda estão em amadurecimento. Para Danilo Lang, fundador da plataforma Cannabis Empregos, o mais importante para quem quer empreender na área é ter foco e saber onde chegar.
“É um mercado desafiador e que exige resiliência de quem atua nele. Uma ferramenta que te ajudará é o planejamento de negócio. Planejar sem executar não vale, e executar sem planejar custa caro”, esclarece Lang.
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O empresário ressalta que para um crescimento sólido, são necessários os mesmos profissionais especializados de outras áreas de atuação. Também é recomendável se atentar à experiência do cliente e às novas tecnologias (como a Inteligência Artificial).
“As profissões que mais acredito para o futuro do mercado são: representante comercial, propagandista farmacêutico, profissionais da Saúde e de Marketing, além de especialistas em vendas, logística e gestão de projetos”, opina.
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No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, a Cannect possui um canal atendimento que poderá esclarecer todas as suas dúvidas e auxiliar na busca por um especialista em cannabis medicinal
Andrei Semensato
Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.
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