Enquanto o prazo da Anvisa acaba, as empresas correm contra o tempo para realizar estudos clínicos com os seus produtos que estão nas farmácias
Indústria canábica deve investir milhões continuar vendendo
Foto: Envatoelements
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides, o setor de cannabis deve movimentar aproximadamente R$300 milhões nos próximos anos. O intuito é desenvolver estudos clínicos que comprovem a eficácia e a segurança da cannabis.
Pesquisas que não são por acaso. Em 2020, quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promulgou a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 327, ela permitiu a venda de produtos de cannabis nas farmácias com uma condição.
A farmacêutica teria um prazo de cinco anos para realizar estudos clínicos e comprovar a eficácia do produto, que se tornaria um remédio de fato. O prazo termina em 2025, mas parece que poucas empresas até agora iniciaram os trabalhos.
Algumas farmacêuticas atribuíram o atraso à pandemia e até pediram a prorrogação do prazo.
Resolução que também passa por uma revisão. Em maio a agência até divulgou um relatório que analisou os problemas regulatórios e possíveis alternativas que possam auxiliar mais pessoas que estão em tratamento ou não.
Como por exemplo, a venda de produtos além do óleo, como pomadas, cremes e até comestíveis.
Contudo, mudanças objetivas na resolução ainda não foram feitas. E parece que não serão alteradas tão cedo. A minuta da RDC ainda passará por uma consulta pública até o fim do ano.
Acredita-se que uma das mudanças será a prorrogação dos estudos clínicos, já que a resolução aprovada há cinco anos não permitia a renovação das licenças para a venda nas farmácias.
Até agora, a Anvisa já autorizou um total de 39 produtos de cannabis. Ainda há outros 41 pedidos aguardando uma resposta.
Com informações do portal Jota
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
A polêmica reportagem do Fantástico sobre o “Ice”
Lei sobre cannabis medicinal em Alagoas é regulamentada
Cápsula espacial com cannabis cai no mar após falha
Cannabis em SC: regulamentação ignora associações
USA Hemp inaugura sede em Goiânia mirando o futuro
Começa o mutirão para revisar prisões por porte de maconha
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso