• 27 de junho de 2022

Cariofileno: o que é e onde é encontrado

 Cariofileno: o que é e onde é encontrado

Antes de tudo, vamos entender o que são os terpenos. Eles são definidos como um grupo diversificado de compostos orgânicos encontrados em muitos tipos diferentes de plantas, de flores, frutas e vegetais.

Os terpenos tem suas próprias funções na natureza, como estimular a polinização e afastar certos animais. Mas eles também são conhecidos por ser extremamente benéficos para a saúde dos humanos. 

Desde o início dos tempos, os humanos têm usado as plantas para satisfazer muitos necessidades básicas. Árvores fornecem abrigo e sombra, frutas e vegetais oferecem sustento, caules de plantas fazem roupas e flores e ervas podem ser usadas medicinalmente.

Existem inúmeros compostos diferentes nas plantas que tem valor terapêutico, mas muitas pessoas não sabem que os terpenos, as moléculas que dão aromas e sabores para as planta, são partes imensas dessa equação. 

A cannabis, é uma planta que pode ser usada para tratar diversas doenças e está repleta de terpenos. Muitos terpenos comuns, como os da limonada e pineno, encontrados em frutas cítricas e pinheiros, também são encontrados na cannabis.

Tanto as plantas de cânhamo quanto as de maconha tem vários terpenos, apesar das diferenças nos canabinóides. 

Um terpeno muito comum, mas frequentemente esquecido é o cariofileno. O que é isso exatamente? Como é o gosto? E o mais importante, quais são os benefícios?

O que é cariofileno e qual a biologia por trás do terpeno?

O beta-cariofileno, mais conhecido como cariofileno, faz parte de uma classe de terpenos conhecidos como sesquiterpenos, que são basicamente apenas terpenos com uma estrutura molecular única. Eles são biossintetizados a partir de dois precursores de terpenos comuns: pirofosfato de dimetilalil (DMAPP) e pirofosfato deisopentenil (IPP).

O cariofileno é uma molécula relativamente grande, notável por ter um anel ciclobutano (são quatro carbonos no qual todos os átomos de carbono estão ligados. Portanto, ciclobutano é um gás comercialmente disponível como gás liquefeito) , bem como uma  ligação trans-dupla em um anel de 9 membros, ambos com característica biológicas raras.

A principal distinção do cariofileno é que ele é o primeiro canabinóide dietético conhecido, o que quer dizer que a Food and Drug Administration (FDA) tem listado-o como sendo geralmente seguro para o consumo humano.

É também um dos primeiros composto não canabinóides que se liga diretamente aos receptores endocanabinóides do corpo humano. O cariofileno é encontrado em diversos tipos de alimentos, principalmente especiarias. Ele tem uma cor próximo ao amarelo claro e um sabor picante. O principal terpeno encontrado na pimenta, no cravo, na pimenta da Jamaica e muitos outros alimentos.

Apesar de não ser tão popular como outros terpenos, como o que pode ser encontrado na limonada, esse composto é um dos terpenos mais pesquisados e encontrados na cannabis. 

O químico orgânico e pesquisador da Harvard, E.J. Corey, começou a estudar o cariofileno por volta do século de 1960 e foi capaz de demonstrar muitos usos poderosos deste composto ao longo dos anos. 

Cariofileno e Sistema Endocanabinoide

Para lembrar rapidamente sobre o Sistema Endocanabinóide, é uma vasta rede de receptores encontrados no corpo de todos os mamíferos. Até o momento, os pesquisadores conseguiram  identificar dois endocanabinoides diferentes: 2-araquidonoilglicerol (2-AG) e anandamida (AEA), além dos dois dos principais receptores, CB1 e CB2. 

O receptor CB1 são encontrados por todo o cérebro e sistema nervoso central. Já o CB2 está localizado em nossos órgãos periféricos. Em geral, o Sistema Endocanabinóide é responsável por manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio do organismo. 

A estrutura molecular do cariofileno permite que ele se ligue aos receptores CB2, o que significa que pode ativar os receptores em vários tecidos diferentes, como o baço, células brancas do sangue, glândula endócrina e partes dos tratos reprodutivos, gastrointestinal e urinário. Na realidade é somente conhecido por interagir diretamente com os receptores CB até agora.

Seus efeitos no Sistema Endocanabinóide o tornam um anti antioxidante e anti inflamatório muito potente.

Benefícios Medicinais do cariofileno 

No que diz respeito aos compostos da cannabis, o cariofileno é aquele que tem um pouco mais de pesquisas para apoiar as alegações médicas. Isso acontece porque ele também é encontrado em muitos produtos comestíveis diferentes. Por isso tem sido estudado mais extensamente do ponto de vista nutricional. 

Estudos indicam várias possibilidades de uso desse terpeno. Em 2014, um estudo descobriu que o cariofileno reduziu a dor em alguns roedores. Outro estudo no mesmo ano descobriu que o cariofileno pode ser usado para reduzir o uso de álcool, e possivelmente , a dependência de outras substâncias viciantes. O cariofileno também pode ter propriedade antioxidantes e anti inflamatórias, tornando-o uma opção adequada para o tratamento de doenças. 

A pesquisa descobriu que o cariofileno também pode ser capaz de reduzir a ansiedade e depressão.

Outra teoria muito interessante é que o cariofileno pode até aumentar o tempo de vida. Não por vias óbvias, como sua aplicação no tratamento de certas doenças e condições, mas na verdade reduzindo o estresse e fazendo a pessoa se tornar “mais jovem” em nível celular.

Perfil de sabor exclusivo do cariofileno

Como o cariofileno está presente em ervas como pimenta-do-reino, manjericão, orégano e cravo, você pode ter uma ideia do sabor que esse terpeno teria quando isolado. Ele tem um sabor picante, quente e um tanto doce, encontrado em muitas variedades populares no mercado hoje.

A cannabis contém inúmeros terpenos diferentes, aos quais nunca terá um botão com gosto de pimenta pura ou canela. Geralmente, é combinado com outros terpenos como limonada e mirceno, é  possível  notar gás semelhante ao de combustível a diesel em muitas dessas flores.

Algumas cepas populares com o sabor de gás que tem uma abundância de terpeno cariofileno incluem Chemdawg, Sour Diesel e Legendary OG, sendo a última uma variedade de flores de cânhamo com predominância de CBD.

Onde encontrar cariofileno na natureza

As seguintes plantas contêm níveis altos do terpeno cariofileno:

  • Cannabis
  • Cominho preto;  
  • Cravinho
  • Lúpulo
  • Manjericão; 
  • Orégano;
  • Pimenta preta; 
  • Lavanda; 
  • Alecrim; 
  • Canela verdadeira; 
  • Malabathrum; 
  • Ylang-ylang; 
  • Óleo de copaíba. 

Muitas outras plantas, como figos, por exemplo, tem quantidades mínimas de cariofileno.

Quais cepas da cannabis são ricas em cariofileno?

Algumas cepas com uma quantidade acima da média de cariofileno incluem:

  • Bolinhos de escoteira / GSC (maconha);
  • Bubba Kush (maconha);
  • Sour Diesel (maconha e cânhamo);
  • Chemdawg (maconha e cânhamo);
  • Candyland (maconha);
  • Estrela da Morte (maconha);
  • Cookies de cola originais (maconha);
  • Cream Gelato (maconha);
  • White Master Kush (maconha);
  • Lendário OG (cânhamo).

A maconha é o tipo de cannabis que tem mais do que 0.3% de THC, e o cânhamo é o tipo de cannabis que tem menos que 0.3% de THC. 

Referências

  • cbd testers

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias