• 17 de maio de 2022

Cannabis pode tratar câncer de próstata? Estudo diz que sim

 Cannabis pode tratar câncer de próstata? Estudo diz que sim

Male hands holding prostate cancer awareness ribbon with mustache

Pesquisa realizada por empresa britânica aponta o uso medicinal da planta como um possível tratamento para a doença. 

 

A Apollon Formularies, instituição canábica do Reino Unido, realizou um estudo que indica a eficácia da cannabis no combate a células cancerígenas. 

Segundo a empresa, os testes geraram uma resposta positiva, por apresentar um grande combate às células do câncer de próstata e por serem resistentes à presença de hormônios em um laboratório. 

Para Stephen Barnhill, médico e CEO da Apollon, os canabinoides podem “exercer efeitos “antitumorais” por vários meios diferentes, incluindo matar células cancerígenas diretamente, além de inibir o crescimento celular e a metástase do tumor”. 

Cannabis x Câncer 

O avanço da cannabis medicinal no mundo vem instituindo uma série de pesquisas sobre o seu uso e os seus benefícios. Esses testes englobam vários âmbitos da saúde, um deles, a oncologia. 

Um estudo brasileiro, conduzido por pesquisadores do Hospital Sírio Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluiu que os canabinoides podem ajudar em diversos sintomas dos pacientes com câncer. 

O que exemplifica a capacidade canábica no combate à doença, é um recente levantamento estadunidense, que registrou o uso da erva medicinal para o tratamento de 42% das mulheres que sofrem com câncer de mama nos Estados Unidos. 

Prevenção 

A cannabis, além de ser uma possibilidade no tratamento para pessoas com estágio mais avançado de câncer de próstata, também age na prevenção e em pacientes com o estágio inicial da doença. 

Conversamos com o urologista Jorge Rustom, que explicou como a planta pode ajudar nesse caso: 

“Alguns derivados como o Canabidiol podem induzir uma inibição das células tumorais e um retardo da doença no tecido em que elas se fixam” afirma o médico. 

Menos danos 

O tratamento mais utilizado no combate ao câncer é a quimioterapia. Apesar de ser eficaz em várias situações, o procedimento causa grandes efeitos colaterais. 

Diarreia, queda do cabelo, náusea, vômito, fraqueza e tontura são alguns deles. 

Os produtos canábicos, além de serem alternativas menos agressivas e mais naturais, também ajudam na amenização das consequências causadas pela quimioterapia. 

Os fitocanabinoides têm a capacidade de reduzir as dores e as náuseas, por exemplo. Inclusive, já existe um remédio específico para esses sintomas.  

Tudo sobre câncer de próstata 

Desconhecido de muitas pessoas, o câncer de próstata é o segundo entre os tumores que mais matam homens no Brasil. 

Dentro dos mais diversos tipos da doença, ele afeta cerca de 29% de pacientes do sexo masculino com cancer no país. 

Por isso, é fundamental se informar, conscientizar e prevenir. 

Quer saber mais? Leia a matéria abaixo. 

Clique aqui 

Gustavo Lentini

Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.

Mais Notícias