Pesquisa realizada por empresa britânica aponta o uso medicinal da planta como um possível tratamento para a doença.
A Apollon Formularies, instituição canábica do Reino Unido, realizou um estudo que indica a eficácia da cannabis no combate a células cancerígenas.
Segundo a empresa, os testes geraram uma resposta positiva, por apresentar um grande combate às células do câncer de próstata e por serem resistentes à presença de hormônios em um laboratório.
Para Stephen Barnhill, médico e CEO da Apollon, os canabinoides podem “exercer efeitos “antitumorais” por vários meios diferentes, incluindo matar células cancerígenas diretamente, além de inibir o crescimento celular e a metástase do tumor”.
O avanço da cannabis medicinal no mundo vem instituindo uma série de pesquisas sobre o seu uso e os seus benefícios. Esses testes englobam vários âmbitos da saúde, um deles, a oncologia.
Um estudo brasileiro, conduzido por pesquisadores do Hospital Sírio Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluiu que os canabinoides podem ajudar em diversos sintomas dos pacientes com câncer.
O que exemplifica a capacidade canábica no combate à doença, é um recente levantamento estadunidense, que registrou o uso da erva medicinal para o tratamento de 42% das mulheres que sofrem com câncer de mama nos Estados Unidos.
A cannabis, além de ser uma possibilidade no tratamento para pessoas com estágio mais avançado de câncer de próstata, também age na prevenção e em pacientes com o estágio inicial da doença.
Conversamos com o urologista Jorge Rustom, que explicou como a planta pode ajudar nesse caso:
“Alguns derivados como o Canabidiol podem induzir uma inibição das células tumorais e um retardo da doença no tecido em que elas se fixam” afirma o médico.
O tratamento mais utilizado no combate ao câncer é a quimioterapia. Apesar de ser eficaz em várias situações, o procedimento causa grandes efeitos colaterais.
Diarreia, queda do cabelo, náusea, vômito, fraqueza e tontura são alguns deles.
Os produtos canábicos, além de serem alternativas menos agressivas e mais naturais, também ajudam na amenização das consequências causadas pela quimioterapia.
Os fitocanabinoides têm a capacidade de reduzir as dores e as náuseas, por exemplo. Inclusive, já existe um remédio específico para esses sintomas.
Desconhecido de muitas pessoas, o câncer de próstata é o segundo entre os tumores que mais matam homens no Brasil.
Dentro dos mais diversos tipos da doença, ele afeta cerca de 29% de pacientes do sexo masculino com cancer no país.
Por isso, é fundamental se informar, conscientizar e prevenir.
Quer saber mais? Leia a matéria abaixo.
Gustavo Lentini
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Leis sobre cannabis diminuem a prescrição de benzodiazepínicos
Agosto Laranja: O papel da cannabis na Esclerose Múltipla
THC manteve o cérebro de ratos mais “jovens”, segundo estudo
CBD pode ter proteção solar, segundo estudo
Chá de cannabis alivia a dor de pacientes fibromiálgicos
Cannabis pode causar problemas na gestação, segundo estudo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso