×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Novidades

Cresce o acesso à cannabis medicinal nas farmácias



18/12/2024


Cresce o acesso à cannabis medicinal nas farmácias

Cresce o acesso à cannabis medicinal nas farmácias
Foto: envato

As farmácias brasileiras representam hoje a segunda via de acesso mais procurada pelos pacientes em tratamento com a cannabis, atrás apenas das importações. Até o ano passado, as associações canábicas ocupavam esta posição. Os dados são do anuário da Kaya Mind, divulgado no final de novembro.

A consultoria aponta que 313 mil brasileiros (46%) possuem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para importar os produtos. Pacientes de farmácias são 212 mil (31%) e de associações 147 mil (21%). Ao todo, são mais de 672 mil brasileiros em tratamento.

No ano passado, as associações representavam 26% do mercado; e as farmácias nacionais, 22%. O canal de importação já era a via de acesso mais procurada pelos brasileiros.

Cabe destacar que nestes percentuais não estão inclusas as pessoas que fazem o auto cultivo da cannabis ou que compram em mercados ilegais, mesmo que para finalidades terapêuticas.

De acordo com a Kaya Mind, as farmácias têm potencial para virarem a principal via de acesso nos próximos anos. “Elas [farmácias] estão sendo impulsionadas pelas indústrias farmacêuticas, com respaldo da Anvisa e das compras governamentais”, explica o anuário.

Valor dos produtos por via de acesso

Como no ano anterior, a maioria dos brasileiros preferiu importar cannabis medicinal. Isso pode ser explicado por dois motivos: a variedade de formas farmacêuticas (como óleos e gummies) e de marcas disponíveis no mercado internacional.

O anuário aponta que são 45 formas de produtos autorizadas para importação, contra 11 das associações e apenas uma das farmácias, no caso o óleo.

Inicie seu tratamento

Na Cannect, promovemos o acesso à terapia canabinoide com base em evidências científicas, garantindo a segurança dos pacientes. Nossa missão é tornar a cannabis medicinal acessível para cada vez mais pessoas.

Se você pensa em começar um tratamento, te conectaremos facilmente aos melhores especialistas do Brasil! Clique aqui para agendar sua consulta 

Andrei Semensato

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.