• 7 de dezembro de 2021

Cannabis como insumo para maquiagens?

 Cannabis como insumo para maquiagens?

Mesmo ainda ilegal no Brasil, há marcas que já utilizaram as propriedades da planta para criar linhas de cosméticos e maquiagens e comercializá-las no Brasil.

Embora as propriedades medicinais da cannabis sejam mais valorizadas, o seu uso vai muito além de remédios. Segundo um relatório do Congressional Research Service publicado em 2015, ela pode ser matéria prima para cerca de 25 mil produtos.

Por causa disso, o seu uso industrial tem brilhado os olhos de investidores, que esperam uma legislação para o uso no Brasil. De acordo com a análise da empresa Kaya Mind,  junto ao uso farmacêutico, a planta pode movimentar R$26,1 bilhões em quatro anos.

O lucro viria da produção de cordas, comestíveis, tecidos, combustíveis, cosméticos e, sim, maquiagem.

Maquiagem com CBD

A cada dia, cosméticos com o extrato da planta têm ganhado espaço nas prateleiras das pessoas ao redor do mundo. Marcas como a própria Avon, por exemplo, já lançou linhas de skincare feitas com cannabis.

Um segmento que não demorou muito tempo para se expandir para o universo das maquiagens. Atualmente já é possível encontrar máscaras de cílios, protetores labiais, batons, sombras e muitos outros produtos feitos com a planta.

Há inclusive, uma marca brasileira que oferece maquiagens desenvolvidas com cannabis. A Linha Canábica da Ba, por exemplo, foi criada pela empreendedora Bárbara Arranz. Já contamos a história dela aqui.

Como funciona

O nosso organismo possui um sistema chamado Sistema Endocanabinoide, ele ajuda a regular boa parte do nosso corpo, como fome, humor, sono e por aí vai. 

Através de receptores espalhados pelo organismo, os chamados canabinoides ajudam a restaurar o equilíbrio daquilo que não está funcionando direito. O próprio corpo produz canabinoides, mas também é possível encontrar em algumas plantas, como a cannabis. 

A nossa pele também possui receptores, que podem absorvê-los. E como substâncias como o Canabidiol (CBD) tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, maquiagens feitas com a cannabis podem ser vantajosas. 

Da mesma forma que os cosméticos, as maquiagens também podem ajudar a reduzir inflamações, reduzindo a vermelhidão e trazendo uma sensação de relaxamento, além das propriedades hidratantes e protetoras.

A máscara de cílios da empresa Milk Makeup, por exemplo, ajuda a dar volume e hidratar os fios. Para se ter uma ideia, já foram desenvolvidos tópicos para doenças na pele, como psoríase.

No Brasil ainda é vetado

Embora algumas marcas comercializem no país, o uso industrial ainda é vetado, segundo a Lei de Drogas (Lei nº. 11.343/2006). Apesar de algumas mudanças feitas através de resoluções, os avanços até agora foram uma pequena flexibilização para o uso terapêutico.

Atualmente há um projeto de lei para o plantio e comercialização da cannabis para fins industriais. A proposta 399/15 foi aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado. Caso passe, ainda precisa da sanção do presidente. 

 

Tainara Cavalcante

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias