×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Sem categoria

Kaya Mind: Brasil tem 430 mil pacientes em tratamento com cannabis



08/11/2023



Cannalize - Notícias Sobre Cannabis Medicinal e Muito Mais

Imagem: Unsplash

 

Kaya Mind, empresa brasileira que é referência em dados sobre cannabis, publicou seu anuário de 2023 no dia 7 de novembro. De acordo com os dados apurados, o número de pacientes que usam cannabis para fins medicinais deverá atingir 430 mil até o final do ano.

 

Essa projeção é 130% maior que a do ano passado, quando cerca de 188 mil brasileiros faziam uso de produtos à base de cannabis.

 

Considerando os dados levantados pela empresa neste ano, dos 430 mil pacientes, 219 mil possuem autorização da Anvisa para importar através da Resolução 660/2022. Já 97 mil pessoas compram produtos em farmácias nacionais. Apenas para estes produtos específicos, a Anvisa já autorizou a comercialização no país
 

Clique na imagem para baixar o anuário da Kaya Mind gratuitamente.

 

Cannalize - Notícias Sobre Cannabis Medicinal e Muito Mais

 

Para descobrir mais dados sobre cannabis medicinal, continue a leitura.
 

Demografia

 

De acordo com a Kaya Mind, mais de 3600 cidades possuem ao menos um paciente que realiza o tratamento com cannabis, evidenciando que essa terapêutica já atingiu grande parte do país. Em números gerais o Brasil possui 5570 municípios.

 

Os homens foram a maioria dos pacientes no primeiro semestre do ano. Em percentuais 53% são do sexo masculino, 47% do feminino e 0,03% preferiram não se identificar.
 

Em 2022 ocorreu o contrário: 61% das pacientes eram mulheres e 39% homens (novamente 0,03% preferiram não identificar o gênero). 
 

Já a idade média dos pacientes de cannabis no Brasil é 45 anos. 

 

Profissionais que prescrevem cannabis

 

Agora falando dos profissionais de saúde espalhados pelo Brasil, 1469 possuem cidadãos legalmente habilitados a prescrever cannabis, o que equivale a 26% das cidades.

 

Os médicos e cirurgiões-dentistas, que são os profissionais autorizados pela Anvisa para receitar a terapêutica, estão concentrados na região Sudeste, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, que reúnem juntos 55% dos profissionais. 
 

As especialidades médicas mais presentes são Clínica Médica (34%)Neurologia (16%)Psiquiatria (15%)

 

Cabe mencionar que 5% dos profissionais que prescrevem trabalham com saúde bucal, o que pode ser considerado um bom salto, pois os odontologistas passaram a integrar esse grupo apenas em 2022.
 

Quer começar a prescrever cannabis? Clique para saber como.

 

Produtos à base de cannabis
 

Em relação aos produtos à base de canabioinoides, a empresa esclarece que cerca de 1700 estão disponíveis para brasileiros. A imensa maioria é acessível por importação e, até o momento, 35 estão autorizados para serem comercializados em farmácias. Contudo, apenas 18 estão disponíveis nas prateleiras.
 

Para os pacientes que optam por importar derivados da planta, os óleos foram a principal opção terapêutica. Mas principalmente após a proibição das flores medicinais, outros formatos ganharam destaque. Cápsulas, roll-on (uso tópico) e lubrificantes foram os mais solicitados em 2023. 
 

Como iniciar um tratamento?
 

É importante destacar que o tratamento com cannabis possui várias etapas que podem variar de paciente para paciente. O primeiro passo será agendar uma consulta com um profissional de saúde que fará sua prescrição para poder usufruir dos produtos.
 

Você poderá encontrar essa pessoa pela Cannect, que diariamente une pacientes e profissionais de saúde.

 

Somos o maior ecossistema de cannabis da América Latina e temos como objetivo democratizar o acesso à terapêutica auxiliando os pacientes em todas as fases, desde o atendimento até o acompanhamento contínuo.

 

Clique na imagem abaixo e saiba como embarcar em nossa jornada.

 

Cannalize - Notícias Sobre Cannabis Medicinal e Muito Mais

Tags

Jornalismo Cannect