×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Saúde e Bem-Estar

Óleos essenciais e Cannabis: é possível combinar?



25/03/2022



Grande produtor de óleos essenciais ao lado de Índia, China e Indonésia, o Brasil ainda não é um grande consumidor deles e acaba ocupando essa posição pela grande produção de óleos cítricos que vão grande parte para exportação. Embora se perceba um aumento em seu consumo, ainda há um mercado extenso para ser explorado, organizado, o que pode acontecer a partir de uma amplificação dos benefícios dos óleos e uma maior demanda interna.

 

Os óleos essenciais são extratos superconcentrados de diferentes tipos de plantas muitas vezes misturado com óleos neutros para diluir essa concentração. Tendo o cheiro como uma característica marcante, esses óleos são compostos por terpenos e podem ser usados como tempero para comidas, tratamento de aromaterapia, perfumes, tratamento tópico e outros.

 

Terpenos são compostos naturais de origem vegetal que tem grande valor medicinal e podem ser também encontrados na Cannabis. Atualmente, existem mais de três mil (3.000) tipos diferentes de terpenos. Alguns exemplos deles são o limoneno, também encontrado no limão, e o mirceno, encontrado no lúpulo e nas mangas. O mais interessante é que a mistura da Cannabis com algum desses óleos pode ir além de uma simples combinação de benefícios e se transformar em um medicamento mais completo e potente para tratar, por exemplo, dores, estresse e ajudar na concentração e foco. 

 

Um exemplo de combinação é o óleo de lavanda e Cannabis. Pelo primeiro ajudar no relaxamento e na redução da ansiedade, aumenta o benefício do CBD. Uma outra possibilidade seria a combinação do óleo essencial de canela e Cannabis que potencializa o tratamento de pessoas que sofrem de problemas digestivos ou dores crônicas.

 

As combinações e maneiras de misturar os compostos são diversas e vai depender dos produtos utilizados para o seu tratamento. Por isso, é necessário ter muito cuidado e ter o acompanhamento de um profissional para determinar a melhor combinação personalizada. Para que o match seja perfeito, não pule nenhuma das dicas abaixo!

 

  • Por serem produtos superconcentrados, nunca usem óleos essenciais não diluídos, pois nesse caso há chances de serem tóxicos ou causarem reações adversas.
  • Leia a bula! Cada óleo possui características e orientações de usos próprias e reagem diferentemente a cada tipo de aplicação ou manipulação. Procure sempre o jeito mais seguro de utilizá-los. Além disso, saber a concentração dos componentes ajudará na decisão da melhor mistura e aplicação.
  • Saber a procedência do óleo e optar pela versão mais orgânica possível evita a ingestão de componentes desconhecidos ou que interfiram na qualidade do produto.
  • Não aqueça os óleos essenciais em temperaturas altas para que eles não mudem sua composição e tenham chance de desenvolver toxinas e partículas cancerígenas.

Aproveite as combinações, mas com moderação!

 

Fontes:

https://hellomd.com/articles/boost-cannabiss-benefits-with-essential-oils/ 

https://www.otempo.com.br/interessa/o-potencial-dos-oleos-essenciais-na-pandemia-1.2327082 

https://www.sna.agr.br/oleos-essenciais-uma-fonte-de-divisas-a-ser-mais-explorada-no-brasil-2/ 

http://izabelahendrix.edu.br/congresso/anais/2020/engenharia/472-484-extracao-oleo.pdf 

Tags

Fernando Nicolay