Ministra da Saúde defende cannabis medicinal na TV

Ministra da Saúde defende cannabis medicinal na TV

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Nísia Trindade criticou o preconceito sobre o tema e contou que testemunhou melhoras na saúde de pacientes que foram tratados com canabidiol durante entrevista à Globo News.

Foto: Reprodução

Na última terça-feira (17), a ministra da saúde Nísia Trindade deu uma entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila em seu programa na Globo News. A ministra é a primeira mulher a assumir a pasta, e, antes de ser empossada, exercia o cargo de presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A entrevista abordou diversos assuntos,  entre eles o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) com a presença de Nísia chefiando o ministério, além dos desafios de assumir um cargo desta importância, principalmente devido aos desacertos do último governo. 

Entre os temas abordados, a cannabis medicinal esteve presente.

Roberto D’Ávila questionou sobre o preconceito que o tema sofre, e Nísia respondeu que isto precisa ser quebrado.

“Existe muita evidência científica, e vários países do mundo a utilizam para tratamentos para epilepsia, Alzheimer e outros problemas de saúde. Precisamos das evidências científicas, do diálogo com a sociedade, para romper com os preconceitos e cuidar, que é a nossa palavra-chave.”

A ministra ainda comentou que testemunhou a melhora de pacientes que usaram o canabidiol.

“Convivi de perto com este problema com as crianças afetadas pela síndrome congênita de Zika, que sofrem convulsões em períodos muito curtos e é um sofrimento enorme. A administração do canabidiol permitiu uma melhora na qualidade de vida com impacto para toda a família.”

Leia também: Ministros pró-cannabis não animam especialistas

Você pode assistir a entrevista na íntegra por aqui.

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita médica. 

Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes. 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas