×

Cannabis medicinal

Cânhamo: um Whey mais saudável?



29/07/2024


As sementes de cânhamo possuem uma alta concentração de proteínas, vitaminas e minerais, o que pode ser um concorrente ao Whey

Cânhamo: um Whey mais saudável?

Cânhamo: um Whey mais saudável?

O consumo do Whey Protein é cada vez mais popular no Brasil. Usado para aumentar a massa muscular, o suplemento derivado do soro do leite é considerado uma fonte completa de proteína. 

Contudo, há um alimento ainda mais saudável e efetivo para os músculos: o cânhamo. Trata-se de uma variação da cannabis sativa com baixo ou nenhum teor de THC (Tetrahidrocanabinol), substância que causa o famoso “barato” da maconha.

Mas para entender se vale ou não a troca, é preciso entender melhor como funciona o Whey Protein. 

O que é Whey e quais as vantagens?

O suplemento é uma proteína extraída do soro do leite, composto por alfa-globulina e betaglobulina. Também possui todos os aminoácidos necessários para o corpo construir e reparar tecidos musculares, como leucina, isoleucina e valina.

Por isso, é tão recomendado para pessoas que querem aumentar os músculos. Proteínas que também podem ajudar na força e na potência muscular. 

Leia também: Tudo sobre o cânhamo: o que é, para que serve, usos medicinais, alimentícios e industriais

O produto também pode ser consumido por intolerantes à lactose. Há versões de Whey isoladas que retiram gorduras, carboidratos e até lactose e representam até 90% da proteína pura.

Por outro lado, é sempre necessário consultar um nutricionista ou um nutrólogo antes de começar a utilizar o suplemento. Isso porque o consumo deve ser feito com uma dieta equilibrada e jamais deve substituir refeições.

Benefícios e malefícios

O Whey Protein também pode ser um ótimo aliado para a recuperação muscular causado por exercícios intensos. O produto ainda aumenta a saciedade e reduz a fome, o que ajuda na perda de peso. 

Nutrientes como a imunoglobulinas e a lactoferrina presentes no suplemento também podem fortalecer o sistema imunológico. Sem contar que o Whey ainda é uma fonte de cálcio para a saúde óssea.

Por outro lado, o uso excessivo pode causar efeitos colaterais indesejáveis, como aumento de peso e problemas gastrointestinais. O consumo a mais ainda pode sobrecarregar os órgãos,aumentando a chance do desenvolvimento de cálculo renal.

O uso além da quantidade necessária para no organismo também pode resultar em:

  • Acne;
  • Náuseas;
  • Cansaço;
  • Sensação de boca seca;
  • Dor de cabeça.

A interação medicamentosa ainda pode ser um problema. O uso contínuo de algumas medicações como antibióticos, remédios para Parkinson ou outros  tipos de remédios, devem levar uma atenção maior na hora de consumir.

Pessoas com baixa tolerância ao açúcar do leite também podem ter uma boa quantidade de problemas digestivos, como diarreia, cólica, gases e indigestão. Nestes casos, é recomendado os produtos isolados, como falamos acima. 

Cânhamo como alternativa

O uso da cannabis tem crescido de forma considerável no país. Os chamados canabinoides, substâncias produzidas pela cannabis, como o CBD (canabidiol), são uma opção para o tratamento de várias condições médicas, como ansiedade, insônia e até epilepsia.

Mas para além das doenças, a cannabis também é considerada um superalimento. Não é à toa que os produtos derivados da planta são classificados como um suplemento alimentar em países como Estados Unidos e Canadá. 

Leia mais: Benefícios das sementes de cânhamo

As sementes de cannabis, mais especificamente do cânhamo, têm chamado a atenção dos profissionais de nutrição por serem ricas em nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo como um todo.

Para se ter uma ideia, a planta possui: 

  • Ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6);
  • Macronutriente proteína;
  • Vitamina E;
  • Vitaminas do complexo B (B1, B3, B5);
  • Minerais (fósforo, magnésio, manganês, ferro, potássio e zinco).

O cânhamo para ajudar a aumentar a massa muscular

O cânhamo concorre com o Whey no quesito ganho de massa muscular, porque é rico em proteínas de alta qualidade. As suas sementes são uma das melhores fontes de proteína vegetal e ficam atrás apenas da soja.

O cânhamo possui a riqueza de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), fornecendo todos os aminoácidos essenciais. O que ainda, pode ser uma opção perfeita para pessoas que são vegetarianas e veganas, pois complementam a dieta. 

Cerca de quatro colheres de sementes de cânhamo contêm:

  •         240 calorias;
  •         1 grama de gordura total;
  •         0 de colesterol;
  •         4,5 gramas de carboidrato;
  •         2,5 gramas de fibra.
Cânhamo: um Whey mais saudável?

Cânhamo: um Whey mais saudável?

Também conhecida como noz de cânhamo, o seu sabor é parecido com a noz. Há inúmeras formas de consumir, como as sementes cruas descascadas ou processadas. Também é possível extrair o óleo e moer em forma de farinha. 

Mas diferente do que se pensa, as sementes não possuem canabinoides. O CBD, por exemplo, só pode ser extraído das flores. As sementes também não têm qualquer efeito sob a mente.

Outros Benefícios

Assim como o Whey Protein, as sementes de cânhamo também possuem uma variedade de outros benefícios para além do ganho de massa muscular, como:

Fonte de gordura vegetal. As sementes possuem 30% de gordura boa. Outros 25% ainda são um alto teor de proteínas.

Ajuda na perda de peso. As sementes de cânhamo também possuem baixa concentração de carboidratos, o que pode servir de ajuda na dieta. Além disso, as suas fibras auxiliam na absorção de nutrientes e no bom funcionamento digestivo. 

Não provoca alergias. O cânhamo não possui glúten nem lactose, também não há nenhuma reação conhecida contra as sementes. Por isso, pessoas com alergias, por exemplo, podem consumir sem medo.

Fonte de ômega-3 e DHA. As sementes de cânhamo também possuem uma quantidade considerável de ômega 3, importante para o coração e para o cérebro. Além de docosahexaenóico (DHA), que é extremamente necessário para o cérebro e para as retinas dos olhos.

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.