• 27 de junho de 2022

Câmara dos EUA aprova projeto de lei que legaliza a cannabis à nível federal

 Câmara dos EUA aprova projeto de lei que legaliza a cannabis à nível federal

Contudo, é pouco provável que a proposta passe pelo Senado, uma vez que a maioria é republicana. 

Como previsto, na última sexta-feira (2), a Câmara dos deputados dos Estados Unidos aprovou o Projeto de Lei sobre a descriminalização da cannabis à nível federal. Agora, a proposta segue para outro desafio: o Senado.

Caso aprovado, o PL vai remover a cannabis da lista de substâncias controladas do governo federal. Aprovação que pode trazer equidade ao mercado, que segue com bastante restrições nos estados que são regularizados.

A denominada “Lei More” também pode afetar presos com condenações por maconha nos Estados Unidos, extinguindo a pena.  

Votação

Foram 220 que votaram a favor e 204 que votaram contra. A maioria dos favoráveis eram democratas, embora alguns deles também votaram contra.

  “Isso pode resultar em dificuldade em encontrar emprego, dificuldade em encontrar moradia, negação de acesso a benefícios federais, negação de ajuda financeira em faculdades e universidades e negação do direito de voto”, disse Hoyer. “É por isso que estamos lidando com isso.”

Desafio no Senado

Uma versão mais antiga já havia sido aprovada pelos deputados federais, mas ficou estagnado no Senado, que é maioria republicana. Por isso, é difícil que o novo projeto de lei passe. 

Para que passe pelo Senado, será necessário, no mínimo,  60 votos. O que parece que não vai acontecer.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias