Anandamida: O Canabinoide produzido pelo corpo

Anandamida: O Canabinoide produzido pelo corpo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.

Já ouviu falar da Anandamida? Este é um canabinoide produzido pelo próprio corpo e pode afetar uma série de mecanismos fisiológicos, como o controle da dor e a estimulação do apetite, humor e até fertilidade.

Trata-se de uma molécula bem parecida com as substâncias produzidas pela cannabis. Isso porque ela influencia as mesmas áreas do organismo e pelo mesmo canal.

Mas para entender como isso funciona, é necessário saber o que é o Sistema Endocanabinoide.

Sistema Endocanabinoide

O sistema endocanabinoide  funciona como uma rede de receptores presentes em boa parte do corpo humano. Eles trabalham juntos para ajudar a manter o equilíbrio celular, ou a homeostase.

Se uma pessoa está com febre, por exemplo, os chamados canabinoides sinalizam ao sistema que é preciso regular a temperatura corporal.

Esse equilibro permite que células, órgãos e sistemas funcionem de maneira correta. Todos os seres humanos e vertebrados tem um sistema endocanabinoide que evolui ao longo do tempo.

Canabinoides na cannabis

O interessante é que a descoberta deste sistema no corpo veio através de uma tentativa dos cientistas para entender os efeitos de cannabis no corpo humano.

Através de pesquisas, foi descoberto que os cannabinoides existem fora dos nosso copo também, como o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD), que são encontrados nas cannabis.

Eles imitam o comportamento dos nossos canabinoides, ajudando a restaurar o equiílibro também.

Canabinoides endógenos X exógenos

Os canabinoides da cannabis são chamados de canabinoides exógenos, ou seja, de fora.

Já os canabinoides de dentro, como a anandamida, é chamada de canabinoide endógeno, e funciona como uma chave para uma rede dos nossos receptores internos.

Eles ajudam nossos corpos a regular uma série de funções, que variam de apetite, sono, humor, regulação, neuro proteção e função imunológica.

O que é Anandamida?

A palavra anadamida tem origem do termo ”ananda” que na tradução significa ” felicidade” ou ”alegria”, pois uma das propriedades deste canabinoide é estimular o humor.

Também chamada de N-araquidonoil-etanolamina (AEA), a anandamida é um neurotransmissor e um agente de canabinoides, que funciona como um mensageiro de sinal para os receptores, chamados de “CB”, localizados no corpo.

O Dr. Raphael Mechoulam, conhecido por sua inovadora pesquisa farmalogica sobre canabinoides, descobriu a anandamida pela primeira vez ao tentar responder a pergunta:

“Porque nossos corpos contem receptores canabinoides que são capazes de ter ligação com canabinoides externos como THC e CBD?”

Como funciona

É importante destacar que o corpo produz anandamida sob demanda, para ser usada para restaurar a homeostase. Ela geralmente faz isso ajudando a regular a inflamação e sinalizando dos neurônios.

Como é um canabinoide criado pelo corpo, ele se liga principalmente aos nossos receptores canabinoides CB1 e CB2, da mesma forma que um canabinoide exógeno como o THC faria.

Qual a função da Anandamida e por que ela é tão importante?

A habilidade da anandamida de se conectar aos receptores CB1 e CB2, pode afetar profundamente uma série de mecanismos fisiológicos, incluindo a estimulação do apetite, humor, controle das dores, e até fertilidade.

A ativação e ligação de anandamida para nossos receptores canabinoides acontece quando nosso corpo busca constantemente se acalmar e manter o equilíbrio.

Quando nossas células, órgãos e sistemas começam a se afastar dos seus pontos de equilíbrio, nosso sistema endocanabinoide entra em ação.

Ótima performace celular

O corpo muda para se equilibrar, então as condições dos nossos sistemas precisam ser somente colocada em ordem para manter a ótima performa celular.

Um jeito que a anandamida contribui para nossa regularização da homeostase, por exemplo,  é através da ligação com os receptores CB e o avanço para as células nervosas do cérebro.

Esse processo conhecido como Neurogênese (o processo de formação de novos neurônios no cérebro), é importante porque a formação das novas células nervosas no cérebro é imperativa para funções como a memória e o aprendizado.

Qual a função da anandamida?

A anandamida é parecida com o THC, pois produz propriedades como a euforia, por exemplo. Contudo, ela também possui efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos.

Os benefícios da anandamida

Desde a descoberta da anandamida, estudos tem mostrado resultados interessantes quando pessoas são expostas a grande quantidade da substância.

Uma pesquisa feita em 2015 em humanos e camundongos, por exemplo, descobriu que altos níveis de anandamida são catalisadores para melhorar o humor e reduzir o medo.

Em camundongos e humanos, a produção de enzimas responsáveis pela quebra da anandamida também levou para uma diminuição no medo e ansiedade durante o momento que percebiam alguma ameaça.

Um estudo adicional em 2009, mostrou que níveis altos de anandamida são essenciais para a ovulação e que durante o período gestacional pode afetar o desenvolvimento fetal.

A pesquisa concluiu que níveis mais altos durante a ovulação pode ser beneficente na gravidez.

Como o corpo produz anandamida?

De acordo com o médico-cirurgião Rafael Pessoa, a Anandamida é feita através da metabolização dos ácidos do organismo. As enzimas metabólicas sinalizam que o corpo precisa e os neurotransmissores respondem.

Um fato curioso, é que a própria anandamida também sinaliza quando é preciso produzir ou se há demais.

Como aumentar ou produzir anandamida?

O aumento nos níveis de anandamida  já foram encontrados na corrente sanguínea de pessoas que acabaram de praticar exercícios rigorosos, dando crédito para a teoria de uma alta euforia, que vem com atividade física vigorosa e prolongada.

Curiosamente, a anandamida pode estar presente em trufas, apesar de ainda não sabermos qual efeito biológico que o consumo de trufas possa ter no sistema endocanabinoide.

Há também alguns alimentos que auxiliam neste aumento, como o chocolate meio amargo. Isso porque ele também estimula a produção do neurotransmissor.

Alimentos com Kaempferol, como maçã, tomate, cebola, uva e batata também são úteis, pois inibem a produção de uma enzima que decompõe a anandamida.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Referências:

  • Leafly

Tags: