• 28 de junho de 2022

Amoxicilina: O que é, Para que serve, Benefícios, Efeitos e Contraindicações

 Amoxicilina: O que é, Para que serve, Benefícios, Efeitos e Contraindicações

Sem dúvidas você já fez o uso ou conhece alguém que já usou a amoxicilina. Muito famoso em nosso meio, esse medicamento ganhou seu espaço rapidamente por ser indicado para diversas condições. 

Como já sabemos, a amoxicilina é um dos antibióticos mais utilizados para tratar diversas infecções pelo corpo, pois é capaz de eliminar uma grande quantidade de bactérias diferentes.

Geralmente a amoxicilina é muito utilizada para casos como:

  • Infecção urinária;
  • Sinusite;
  • Vaginite;
  • Amigdalite;
  • Infecção dos ouvidos;
  • Infecção da pele e das mucosas;
  • Infecções respiratórias, como pneumonia ou bronquite.

Como é um antibiótico, esse medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica e a receita deve ser retida para controle de seu consumo.

Levando em consideração o tempo de existência desse tipo de fármaco, ele é considerado muito seguro.

No entanto, é muito importante que o paciente faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado.

Como ela realmente funciona?

A amoxicilina possui excelente farmacocinética (caminho que o medicamento vai fazer a partir do momento em que é consumido), ou seja, independentemente da forma que ela é consumida, ela é rapidamente absorvida e distribuída pelos tecidos, até chegar ao seu alvo, agir e se transformar em um produto a ser eliminado (metabolização).

Depois de cumprir sua tarefa, ela sai do corpo pela via renal. Quanto à farmacodinâmica, ou mecanismo de ação, ela age evitando a reprodução de bactérias e matando-as (morte celular).

Ou seja, todo o processo de absorção e efeito sobre o organismo é feito de maneira rápida e eficaz.

Formas de consumo

Existem algumas maneiras de usar esse medicamento. A princípio a amoxicilina é um antibiótico oral. Mas também é possível encontrar as versões genéricas que terão as seguintes apresentações:

  • Suspensão oral – 125mg; 
  • 250mg; 200mg, 400mg e 500 mg; 
  • Cápsulas – 500 mg; 
  • Comprimidos revestidos – 875mg.

Dependendo da gravidade ou do tipo da infecção, o médico deverá indicar o tempo e a dose necessária para cada tratamento.

O paciente jamais deve se automedicar ou abandonar o tratamento antes do tempo determinado. Isso também pode levar à resistência bacteriana.

Efeitos colaterais do medicamento

Quando se trata de efeitos colaterais, o mais comum da amoxicilina é a diarreia, que costuma surgir quando o antibiótico é utilizado em doses altas e durante muito tempo.

Além disso, em alguns casos esse medicamento também pode causar enjoo, vermelhidão e coceira na pele.

Contraindicações

Assim como diversos outros medicamentos, a amoxicilina também tem um grupo de pessoas que não deve fazer o uso. 

Como por exemplo pessoas com histórico de hipersensibilidade à penicilina que podem ter reações graves e até fatais. 

Geralmente esses casos se referem a indivíduos com histórico de alergia a antibióticos betalactâmicos como as penicilinas e cefalosporinas. Ainda que raro, o risco anafilático é possível.

Uso em crianças e idosos

O uso da amoxicilina em crianças é até preferencial, considerado um dos medicamentos  mais toleráveis para esse grupo.

Como esse antibiótico é excretado por via renal, os cuidados com os idosos devem estar principalmente na dosagem e acompanhamento.

Como esse grupo geralmente utiliza remédios de uso contínuo, é preciso estar sempre atento também às interações medicamentosas. Sendo assim, uso prolongado não é indicado. 

Uso durante a gravidez

Nesse caso, o medicamento poderá ser usado desde que a paciente esteja sob acompanhamento médico, único profissional capaz de avaliar o custo/benefício de sua utilização.

Durante o período de amamentação o medicamento também pode ser utilizado nas mesmas condições. Nessa hipótese, a dosagem deve ser cuidadosamente estabelecida pelo médico.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias