Nesta terça-feira (18) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que mais um produto à base de cannabis ocupasse as prateleiras das farmácias. Trata-se do Extrato de cannabis SAtiva Ease Labs 79,14 MG/ML.
Este é o décimo primeiro produto aprovado pela agência desde que a resolução 327/19 entrou em vigor em março de 2020. Agora, os pacientes podem comprar a medicação direto na farmácia, sem precisar de importação.
Como os demais produtos aprovados no Brasil, este também só poderá ser dispensado através de uma receita azul do tipo B. Isso porque o óleo é vendido como produto controlado.
Em abril a empresa foi a primeira especializada em cannabis a conquistar uma autorização da Anvisa para a produção de remédios derivados da planta em seu laboratório em Belo Horizonte.
Cinco meses depois, em setembro, a Ease Labs protocolou o seu primeiro produto brasileiro, chamado Ease Labs Fitocomplexo, e terá 47,50mg/ml.
Segundo um comunicado da farmacêutica, o produto seria indicado para uma série de condições, como ansiedade, depressão, insônia, alzheimer, parkinson, síndrome de burnout e até autismo.
No entanto, ainda não foi autorizado. O óleo aprovado ontem será fabricado na Colômbia e distribuído no Brasil, também contendo 47,5 mg/mL de canabidiol (CBD) e não mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC).
Além dele, outros dez produtos de empresas diferentes já foram aprovados pela agência. Porém menos da metade estão em circulação nas drogarias.
Veja a lista completa:
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Estudo brasileiro irá tratar osteoporose com cannabis
Goiânia cria lei para incentivar estudos com cannabis
O governo Trump impactará o futuro da cannabis nos EUA?
Justiça permite a manipulação de cannabis em Alagoas
Cannabis no SUS: Apenas para convulsões?
Biden perdoa quase 2.500 presos por drogas
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso